Deixe um recadinho

07/03/2010

Os hábitos e costumes japoneses





*~*O JAPONÊS EM CASA *~*



*Chinelos e Sapatos!

Gosta de tirar os sapatos quando entra na sua casa?

Ao entrar numa casa japonesa, você deve tirar os sapatos e deixá-los na entrada (chamada "genkan").
Se não quiser ficar descalço, pode calçar uns chinelos próprios para serem usados dentro de casa (que são chamados de "suripa").

- Porquê?


Por dois motivos: o primeiro, é óbvio! É por uma questão de "limpeza" da casa. Uma casa com um chão limpo é sempre agradável.


Mas não é só "higiene física". Também podemos falar de "higiene espiritual".
Quando você tira os sapatos, você se liberta de todas as "energias impuras" lá de fora, da rua. Tirando os sapatos sujos e deixando-os na "genkan", você não deixará que essas energias invadam a harmonia do seu Lar.

Você já deve saber que os japoneses são um povo muito ligado a superstições.


P.S.:Se eu andar descalço em casa minha mãe tem um chilique


*Os Quartos...

Quando vão dormir, os japoneses usam futon(edredons), colocados no chão do cômodo que pode ser usado como sala ou quarto. De manhã, são recolhidos, dobrados e guardados no armário.

Hoje em dia cada vez mais se usam camas no Japão.

Mas esse hábito não morreu. Ele continua bem vivo em território nipónico.

* Sala de jantar ou sala de estar

Usa-se uma mesa baixa, quase ao nivel do chão. Você usa zabuton (almofada) para se sentar, de joelhos, mas pode esticar as pernas debaixo da mesa, sem problemas.

Da mesma forma que as camas, hoje já se usam mesas e cadeiras ao estilo ocidental, particularmente nas cidades maiores (como Tóquio).


* WC / Banheiro

Em geral, a zona do banho fica separada da zona sanitária. Ambas se localizam em lugares diferentes.
Em casas antigas é possível encontrar, na zona sanitária, as tradicionais bacias turcas .Na zona do banho, além do chuveiro para o duche, você pode encontrar as típicas banheiras japonesas, para tomar banhos de imersão.

O banho tem 2 etapas: primeiro, você toma o seu duche, fora da banheira. Depois de se lavar com sabão e água, você pode tomar um relaxante banho de imersão!
As banheiras japonesas servem SÓ para mergulhar o corpo e relaxar. Mas a água tem de ficar limpa, porque será usada pela próxima pessoa.


*Refeições

Algumas dicas de como se comportar antes, durante e após as refeições podem ser de grande valia.

Os japoneses costumam dizer antes de saborear o prato do dia a palavra "itadakimasu" que é uma forma de agradecer pela refeição.

Durante a refeição, jamais crave os pauzinhos (HASHI) em uma tigela de arroz e deixe-os dessa forma. É uma das maiores gafes que se pode cometer, pois no Japão costuma-se cravar os HASHI na tigela de arroz para deixar no altar em oferenda aos mortos.

Passar a comida de Hashi em Hashi para outra(s) pessoa(s), pode não ter um significado muito bom. De acordo com a tradição japonesa, em um funeral, após o corpo ter sido cremado, os parentes recolhem e passam para os outros os ossos do ente querido de Hashi em Hashi.

Arrotar durante as refeições para demonstrar que que a comida está saborosa, definitivamente não é costume japonês. Mas não se espante se eles fizerem barulho ao comerem "Lamem" ou "Soba" (famosas sopas com maccarrões orientais).

É muito comum sugar o macarrão fazendo barulho. Portanto não se assute. Por fim, ao terminar a refeição, sempre diga " Gochisou sama deshita" (pronuncie gotissô sama deshitá), que é uma forma de agradecer pela refeição e dizer que estava saboroso.

*Cumprimentos

O povo japonês se destaca pela sua educação e cordialidade. Os cumprimentos são parte do cotidiano.

Para isso há algumas regras básicas: O aperto de mãos não é comum entre os japoneses.
Ao invés disso usa-se muito reverências com a inclinação do corpo ou cabeça.

Entretanto, devido à influência ocidental, principalmente no tocante ao comércio exteriro, muitos japoneses ao cumprimentarem ou serem apresentados a estrangeiros, costumam apertar as mãos mas sem perder o velho costume de curvarem seus corpos.

Acaba-se tendo, então, uma mistura interessante.


Fonte:Revistas sobre Anime e Mangá e um pouco do google



10 comentários:

  1. Realmente a cultura japonesa é linda,estranha não,diferente,e pra melhor,parabéns pela matéria,a próxima poderia ser sobre o Japão antigo e o mederno.Adorei a matéria.Bjks

    ResponderExcluir
  2. legal! arigatô ! é assim que fala ?

    ResponderExcluir
  3. muito bom . bastante interessante !
    parabéns !

    ResponderExcluir
  4. eu achei a maioria das coisas que eu procurei o dia enteiro nesse saite adorei! muito10 exelente me chamo camila tenho 9 anos exelente esse saite amei!que pena que não da para fazer o coraçãozinha kkkkk' xau bjos até outra pesquisa saite!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. muito interessante o Japao,este site é muito legal obrigada pelas curiosidades.Gostei muito!

    ResponderExcluir
  6. Gostei isso vai me ajudar um pouco para minha apresentação de amanha '-'

    ResponderExcluir